Você sabe o que significa o termo empreendedorismo materno? Obviamente, a palavra empreendedor já deve ter passado pelo seu campo de visão em algum momento da vida, não é verdade? Contudo, a junção com a maternidade pode ser uma novidade e tanto para algumas pessoas.
O empreendedorismo materno surgiu da necessidade das mães em continuar a carreira após a gravidez. Pode-se dizer que consiste em toda a atividade empreendedora associada ou causada diretamente pela maternidade. Para se ter uma ideia deste fato, uma pesquisa fornecida pelo G1, mostrou que 7 em cada 10 mulheres começaram a empreender depois do nascimento dos filhos.
No entanto, muito longe do que a maioria imagina, empreender após a maternidade não se resume em poder trabalhar, enquanto fica em casa cuidando dos filhos. Existe uma realidade muito além do conto de fadas que a maioria idealiza.
No artigo de hoje vamos falar sobre os desafios do empreendedorismo materno e ainda trazer algumas para você apoiar esse tipo de negócio. Vamos juntas?
Por que tantas mulheres investem no empreendedorismo materno?
O mercado de trabalho é cheio de desafios, porém para as mulheres e, especialmente para as mães, esses desafios são ainda maiores.
Com quem deixar o filho após a licença maternidade? Como continuar a amamentação sem estar presente diariamente? De que maneira é possível dar o melhor de si no trabalho quando o filho está doente? Estes são apenas alguns dos questionamentos que assombram uma mãe que trabalha.
De acordo com um levantamento feito pelo Jornal Contábil, em 2022, 21% das mulheres foram demitidas após a licença maternidade. Talvez algumas das perguntas acima tenham sido respondidas por meio dessas demissões. Isto é, grande parte das empresas não aceitam os problemas que as mulheres enfrentam após serem mães.
Em razão disso, o empreendedorismo materno se apresenta como uma alternativa, pois por intermédio dele, as mães conseguem trabalhar e ainda “dar conta” das obrigações com os filhos.
São muitos os casos nos quais as mulheres se tornam exemplos de empreendedorismo feminino após a maternidade. E, além disso, já existem redes especializadas que promovem o apoio dessas profissionais.
Quais são as principais dificuldades do empreendedorismo materno?
As dificuldades do empreendedorismo materno são inúmeras, pois é importante lembrar que não é só o planejamento de um trabalho que está em jogo e sim, todo o cuidado com os filhos em simultâneo. Dentre os principais obstáculos, podemos destacar:
- dificuldade com a gestão de tempo: dar conta do próprio negócio e ainda lidar com as responsabilidades da casa e dos filhos não é uma tarefa fácil;
- falta de apoio: algumas mulheres sequer possuem uma rede de apoio para otimizar as suas tarefas diárias. Para conciliar as atividades, um suporte é sempre bem-vindo;
- insegurança: é muito comum que as mulheres que optam pelo empreendedorismo materno se sintam inseguras às vezes. O medo de não dar conta de tudo ou até mesmo como gostaria, é o principal fator para a falta de confiança;
- pouco tempo para se aprimorar: quando falamos em empreendedorismo materno, não podemos esquecer que todo negócio exige aprimoramento, ou seja, é fundamental estudar não somente o produto ou serviço que se comercializa. É necessário também, adquirir conhecimento sobre as vendas, a gestão financeira, dentre tantos outros fatores que mantêm um negócio de pé;
- dificuldades para se planejar: o dia é muito curto para trabalhar e ainda cumprir com o papel de mãe. Em razão disso, muitas mães vivem em um ritmo desorganizado e sem planejamento.
Além dos fatores destacados, uma das principais dificuldades do empreendedorismo materno é lidar com a discriminação. Muitas mães não são levadas a sério e têm os seus negócios expostos como fracasso pela sociedade e até mesmo por amigos e familiares. Grande parte das pessoas não valorizam o trabalho, a dedicação e o comprometimento das mães empreendedoras.
Como apoiar o empreendedorismo materno?
Agora que você já sabe o que é empreendedorismo materno e todas as dificuldades que as mães empreendedoras enfrentam, é o momento de saber como você pode apoiar esse tipo de negócio.
Para começo de conversa, acredite no trabalho de uma mãe empreendedora. Pratique a empatia e se imagine executando as suas atividades profissionais com uma ou mais crianças demandando a sua atenção, não deve ser nada fácil, não é mesmo?
Depois, compre os produtos e contrate os serviços dessas mães. Pode ter certeza que esse tipo de atitude ajudará muito para que ela não desista e evolua sempre mais. Além disso, indique o trabalho delas, colabore com a propaganda do negócio, seja pelas redes sociais ou pelo marketing boca a boca, mas ajude!
Por fim, curte, comente, compartilhe e interaja com os canais dessas empreendedoras. Pode parecer pouco, mas um like ou um comentário positivo, pode fazer uma grande diferença na vida e no negócio de quem empreende.
Faça parte do empreendedorismo materno!
Se você não puder contribuir diretamente com o empreendedorismo materno, faça parte dele de outras formas. Incentive, demonstre o seu carinho e faça o que tiver ao alcance para que mais mulheres entendam que sonhos não devem morrer na sala de parto, assim como o artigo publicado no site Exame.
A maternidade pode ajudar muitas mulheres a se redescobrir no mercado de trabalho e, ainda, auxiliar outras pessoas com os serviços oferecidos pelo empreendedorismo materno.
Se você é uma mãe empreendedora, não deixe de ler o nosso conteúdo sobre 5 ideias de negócios para conciliar com a maternidade. Nos vemos no próximo artigo!