“Crianças querendo atenção durante as reuniões, lista imensa de tarefas e prazos curtos para a entrega. Você pode ser produtivo, aprendendo a organizar o seu dia e estabelecendo regras.”
Desde o início da pandemia do novo coronavírus no ano de 2020, o home office vem se tornando uma realidade cada vez mais comum na vida das pessoas.
Trabalhar em casa todos os dias, ou intercalar a atividade online com momentos presenciais, é a solução que a maioria das empresas encontrou para manter os funcionários em suas funções no período de isolamento.
Entretanto, após algum tempo de experiência com esse formato, muitas companhias passaram a adotar o método de maneira definitiva e, com o retorno das escolas, mães com filhos pequenos se viram obrigadas a conciliar o trabalho com os cuidados com as crianças.
Considerado pela maioria das pessoas uma missão quase impossível, este artigo foi criado para te ajudar nesta tarefa, listando dicas de como trabalhar em home office com os filhos. Vamos conhecê-las?
Trabalhar em casa é uma vantagem na maternidade?
Antes de conhecermos as dicas de como trabalhar em home office com filhos, é fundamental falarmos um pouco das vantagens de exercer a profissão em casa, no que diz respeito à maternidade.
Ter um filho é, de fato, uma mudança e tanto na vida de qualquer mulher. Desde o planejamento “ou não” da gravidez, os meses que sucedem, o nascimento da criança, até as responsabilidades que chegam junto a ela.
Quando a mulher trabalha fora, ela tem um benefício chamado licença-maternidade que normalmente é concedido por cerca de 4 meses, sendo remunerado para ficar com o bebê em casa.
Eu sei e você sabe que 4 meses comparados a uma vida inteira, não é nada. Ou estou errada?
A maioria das mulheres desistem do mercado de trabalho por não ter condições de deixar a criança com outra pessoa, e aqui entram vários fatores que podem ser melhor abordados em um próximo conteúdo, desde a falta de dinheiro para uma boa escola à falta de confiança em um cuidador.
Por essas razões, o home office tem sido uma excelente oportunidade para que as mães evoluam em suas profissões e, ainda assim, possam estar mais perto de seus filhos.
Entretanto, não é nada fácil conciliar um ambiente de trabalho e um maternal, ao mesmo tempo, em um só local. Só quem vive para saber, não é verdade?
Embora seja difícil lidar com o desafio, trabalhar em casa com os filhos pode trazer benefícios como acompanhar o crescimento e estar perto nos momentos mais difíceis.
Além de não perder nenhuma conquista dos pequenos, como os primeiros passos, as primeiras palavras e tantas outras coisas que toda mãe quer estar perto quando acontecer, trabalhar em home office com os filhos pode promover vantagens como o de uma rotina mais flexível e pausas para almoço e café com os pequenos.
Dicas de como trabalhar em home office com os filhos
Vamos conhecer algumas dicas que podem te ajudar “e muito” na hora de conciliar o home office com os filhos. Vamos lá?
1. Estabeleça uma rotina
Ainda que ter uma criança pequena em casa possa significar dias imprevisíveis, é fundamental que tanto você quanto os seus filhos estejam acostumados com a organização.
Quando a criança te vê todos os dias, no mesmo ambiente, fazendo a mesma coisa, ela passa a compreender que aquilo faz parte da rotina e começa a aceitar mais as horas em que você não está disponível para brincar ou dar 100% de atenção.
É claro que, no início não será tão simples, mas com o passar do tempo as crianças tendem a associar que, em determinado momento, a mãe está trabalhando.
2. Não abra mão das pausas
Da mesma forma que uma criança precisa de pausas para lanchar e tirar a soneca, você também precisa.
Aproveite o home office para almoçar na companhia dos pequenos com calma, oferecer alguns minutos de lazer, e até mesmo para tomar um café da tarde especial.
Tudo que é programado, tende a dar certo, organizando direitinho as suas pausas tornarão o seu dia ainda mais produtivo.
3. Tente entender as interrupções
Se você tem uma ou mais crianças em casa, é fundamental se lembrar disso. Ainda que seu filho entenda que é o seu horário de trabalho, ele vai chamar atenção quando quiser alguma coisa e é importante que você leve isso de maneira tranquila.
Crianças choram quando se sentem frustradas, com fome, com sono e evitar as interrupções é quase impossível. Por isso, tenha em mente que isso não deve ser um problema e conduza a situação da melhor forma possível.
4. Converse com seus filhos
Conforme seus filhos forem crescendo, mesmo que pareça que eles não entendam, é extremamente importante que você explique o seu trabalho. Aos poucos as informações vão fazendo sentindo e será muito mais fácil fazê-los compreender certas situações.
É imprescindível que você mostre suas ferramentas de trabalho, as quais eles não devem mexer, apresente o ambiente que você atua e, se puder, exiba de forma mais lúdica aquilo que você faz, isso facilitará na absorção de forma mais simples.
5. Defina o local de trabalho
Ainda que você não tenha uma estação de trabalho e concentre suas atividades em um computador em cima da mesa, é fundamental que seus filhos associem o ambiente onde você trabalha como um “local profissional” no qual eles não podem mexer ou brincar em cima.
Nunca deixe que eles usem seu computador ou celular de trabalho para ver desenhos, por exemplo, pois isso fará com que eles achem que esses acessórios podem estar sempre à disposição deles, ocasionando em birras quando não estiverem.
6. Resolva problemas no horário da soneca
Se for possível, agende as reuniões online, as conversas por telefones e as resoluções de problemas nos momentos em que os pequenos estiverem dormindo.
Além de não ser interrompida, você ainda garante uma maior concentração na hora de resolver as pendências.
7. Organize atividades para as crianças
Uma forma de trabalhar com menos interrupções é planejando atividades para as crianças. Isto é, você pode organizar pinturas, desenhos, hora de ver televisão, massinha, leitura de livros, entre outras coisas que prendam a atenção dos pequenos.
Estipule um horário para que eles consigam ficar entretidos enquanto você trabalha. Desta forma, eles também criam uma rotina e facilita o seu lado.
8. Tenha paciência
Uma coisa é certa: Não adianta surtar! Isso só fará com o que o trabalho não seja bem desenvolvido e ainda acarretará em um dia difícil na convivência com as crianças.
Faça pausas, saia para respirar ou tome um café nos momentos em que tudo sair do controle, lembre-se que nenhuma criança é obrigada a viver em um escritório particular, mas você pode tornar isso mais fácil para ambas as partes tendo paciência.
Não se cobre demais!
O home office, assim como qualquer trabalho, tem seus desafios e lidar com ele junto com os filhos se torna um desafio ainda maior, por isso, não se cobre demais.
Entenda que nem tudo estará sob controle na maior parte do dia, mas que no final dele, tudo dará certo.
Você vai se adaptar e descobrir o melhor horário para ser mais produtiva e dar atenção aos filhos, isso acontecerá com o tempo.
Aposte nas dicas deixadas aqui e comente se tiver dúvidas ou alguma sugestão de como trabalhar em home office com os filhos!
Até a próxima!