Existe uma linha tênue entre cuidar dos filhos e manter o trabalho, isso porque, ambos exigem tempo e dedicação. Neste contexto, não há quem entenda mais sobre o assunto que as mães que trabalham fora. Afinal, conciliar carreira e maternidade é um dos maiores desafios das mulheres.
Seja pelas funções dentro de uma empresa ou até mesmo por conta de um negócio próprio, no qual seja necessário ir para as ruas, as mães sofrem para conseguir alavancar a área profissional e, ainda assim, terem tempo de qualidade com os filhos.
Segundo uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, quase metade das mulheres que tiram licença-maternidade são demitidas após 24 meses, sem justa causa e por iniciativa do empregador. Ou seja, tornar-se mãe faz com que a trajetória profissional do público feminino seja desacelerada.
Em razão disso, muitas mães que trabalham fora acabam precisando se dedicar o máximo possível às suas atribuições profissionais para garantir o emprego. No entanto, quem sai prejudicado nessa situação são os filhos que passam a ver menos as mães e usufruir bem pouco dos momentos com elas.
Pensando nesse cenário e para ajudar as mulheres que passam por circunstâncias semelhantes, neste conteúdo, você saberá como ter mais tempo com os filhos. Além disso, deixaremos algumas dicas de como aproveitar mais com a família. Vamos juntas?
Como as mães que trabalham fora podem aproveitar melhor o tempo com os filhos?
As mães que trabalham fora não precisam se culpar por precisar se dedicar quase que integralmente ao serviço. Infelizmente, na sociedade em que vivemos isso pode ser necessário. Contudo, ainda que o trabalho ocupe boa parte do dia, o tempo com os filhos não precisa ser totalmente desperdiçado.
Sabendo disso, é o momento de conhecer as nossas dicas de como aproveitar mais os momentos com as crianças e anotar as que mais se adequam a sua rotina e colocá-las em prática o quanto antes. Vamos lá?
8 dicas para mães que trabalham fora ter mais tempo com os filhos
Se você faz parte do time das mães que trabalham fora, precisa aprender a organizar melhor a sua rotina. Alguns tipos de trabalho podem ser mais simples de conciliar com a maternidade, como é o caso dos negócios próprios ou híbridos.
Se este for o seu caso, as horas fora do expediente podem ser ainda maiores. Do contrário, é fundamental ajustar os horários para não perder os momentos em família. As dicas que deixamos podem te ajudar com isso. Vamos conhecê-las?
1. Concentre-se nas tarefas mais importantes
Algumas tarefas tomam muito tempo, entretanto não são tão importantes, como é o caso da limpeza da casa, por exemplo. Se você tiver a oportunidade, contrate alguém para ajudar com as necessidades do lar, ou tente investir menos tempo nisso. Nem sempre passar um dia todo na faxina pode ser benéfico ou necessário.
Avaliar pontos como esses é muito importante, pois você pode desperdiçar oportunidades de fazer coisas legais com os seus filhos, enquanto tenta manter a casa limpa o dia todo. Sabendo definir as prioridades, o trabalho tende a ser menos cansativo e haverá pausas para as brincadeiras com as crianças.
2. Não deixe de falar com os filhos, mesmo quando estiver fora
Não é porque o expediente é longo, que você deve falar com as crianças só quando chegar em casa. Chamadas de vídeo, ligações e mensagens conectam a família, enquanto a presença física não pode acontecer. Além disso, se comunicar com os filhos durante o trabalho pode ajudar a renovar as energias.
Mande mensagem de bom dia, fale com eles no horário de almoço e sempre avise que está saindo. Este tipo de vínculo torna as relações ainda mais próximas e faz com que o tempo seja aproveitado ainda que à distância. Além das ligações e torpedos, ter a foto deles no ambiente de trabalho ajuda a lidar melhor com a saudade.
3. Reduza as distrações
Quando estiver no trabalho, reduza as distrações e tente manter o máximo possível de foco. Desta forma, as atividades serão realizadas e as pausas poderão ser aproveitadas sem a sensação de estar esquecendo algo importante. Lembre-se que, ao entrar em um momento com os filhos, você deve se concentrar somente neles e não naquilo que deixou de fazer no serviço.
Outra dica importante, é desligar o celular ou deixar no modo “não perturbe” para que as notificações das redes sociais não atrapalhem o tempo com as crianças. Aqui a sugestão é dedicar-se 100% aos filhos quando estiver de folga.
4. Defina as suas prioridades
As prioridades não precisam ser definidas somente no trabalho, mas na vida pessoal também. É fundamental tirar um tempo para refletir sobre isso. O ideal é pensar em quanto tempo cada atividade que você deseja fazer irá demandar. Desta forma, é possível entender o equilíbrio entre a carreira e a maternidade.
Este tipo de definição ajudará na tomada de decisões, ou seja, talvez seja necessário desligar o celular enquanto não está no trabalho para conseguir dar atenção ao restante. Ou talvez, seja importante dividir as tarefas de casa com o marido para não se sobrecarregar tanto.
Nesse processo, você também pode perceber que é melhor não aceitar uma determinada promoção ou até mesmo reduzir a carga de trabalho para meio-período. Fazer essa reflexão pode mudar muito na sua vida como mãe e profissional.
5. Desligue o seu “modo trabalho” e ligue o seu “modo família”
Para ter tempo de qualidade com os filhos, as mães que trabalham fora precisam limitar os horários de serviço e o quanto pensam sobre ele. Isso pode ser mais difícil do que realmente é, especialmente se a sua função permitir o modo híbrido.
Quando trabalhar de casa, por exemplo, é importante ter um local específico para realizar as atividades, assim você treina o seu corpo para que ele entenda que ao deixar o local, você não deve mais pensar em trabalho.
Já se você trabalha exclusivamente fora de casa, é imprescindível ter um horário fixo para atender ligações ou checar e-mails. Saiu da empresa? Desligue-se totalmente quando for possível. Defina um momento para a família e respeite-o ao máximo.
6. Organize o dia com antecedência
Sempre ao anoitecer, organize tudo que fará no dia seguinte. Separe as roupas, faça as lancheiras, arrume as mochilas e tudo aquilo que for necessário. Se as crianças já forem grandes, você também pode inseri-las nesse processo. Assim o tempo de se arrumar também pode ser de qualidade na companhia deles.
As primeiras horas do dia, podem ser fundamentais para que vocês conversem, planejem o jantar ou até mesmo um passeio depois do trabalho. Se a rotina já estiver previamente organizada, você irá dispor de mais momentos tranquilos com as crianças.
7. Peça ajuda nas atividades do lar
Se você não tem como pagar alguém para limpar a casa ou o seu companheiro também dedica muito tempo ao serviço, peça para os seus filhos ajudarem nessa missão. Fazer as atividades do lar pode ser muito divertido quando realizadas em família.
Ligue o som na hora da limpeza, conversem sobre assuntos divertidos, cozinhem juntos, cantem enquanto limpam a sala. Façam em equipe tudo aquilo que for possível, assim não perderão nenhuma oportunidade de estarem juntos.
8. Não se sinta culpada
É importante ter em mente que os filhos não serão infelizes porque você trabalha demais. Claramente eles preferiam passar mais horas do dia na sua companhia, mas não ter tempo para isso não te torna uma mãe ruim.
Busque aproveitar o máximo possível as oportunidades, especialmente os horários noturnos e finais de semana. Existem milhares de atividades que podem ser realizadas nesses períodos. Além disso, não se esqueça de deixar bem claro que, se fosse possível, você certamente dedicaria todas as horas do seu dia para as crianças.
Aproveite o que der e sempre que der!
Uma coisa é certa, as mães que trabalham fora precisam aproveitar o que der e sempre que der. Ainda que não tenham 100% do tempo disponível, é fundamental aproveitar as folgas e pausas da melhor forma possível.
No entanto, como já mencionamos, não é preciso se sentir culpada, pois o trabalho também faz parte e é necessário para se ter uma vida melhor e ainda proporcionar tudo aquilo que os filhos precisam.
Se você achou esse conteúdo útil, compartilhe com outras mães que trabalham fora e comente aqui caso você tenha algo a agregar às nossas sugestões. Até a próxima!